A estranha ligação entre uma idosa e sua Cocker me despertou para o drama do luto subestimado e maltratado de quem perde um pet. O vínculo estreito entre elas fez com que a idosa falecesse pouco tempo depois de perder sua amiga canina.
Na época, eu estava abandonando o universo corporativo e colocando os dois pés na psicologia quando soube da especialização em luto. E o melhor: bem pertinho de casa! Um tempo depois conclui também a especialização na teoria do apego, intrigada com o lugar de segurança e conforto que os pets ocupam na vida de inúmeros tutores.
Um novo caminho se abriu, integrando a bagagem de treinadora, psicóloga clínica e (incansável) pesquisadora dos temas espirituais. Com uma visão humanista, amorosa e ampla no que se refere às variadas maneiras das pessoas ressignificarem seus vínculos e suas perdas. Acolho contribuições da comunicação intuitiva, terapias integrativas, doutrinas diversas, bem como os saberes de culturas ancestrais que honram os animais e a natureza.
Profissionalmente, faço parte da equipe do Quatro Estações Instituto de Psicologia, assino uma coluna para o Site E ai, bicho. Tenho parceria com o RIP Pet Crematório, oferecendo acolhimento para os tutores enlutados e produzo conteúdo de psico-educação.
Mexicana de nascimento e alma, moro em Salto SP, em uma casinha de floresta, com minhas 2 gatas: Yasmin e Murci. Yeshi mora aqui também, em meu coração. Claramente, cada um representa um lado meu e juntos vamos evoluindo. Gosto de música, viajar, ler, escrever e de pizza.